Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como prever as principais tendências do mercado?

Em um mundo de transformações, é essencial entender os novos acontecimentos do mercado. Aprenda a se diferenciar por meio da inovação e da identificação de tendências.

Como prever as principais tendências do mercado?

 

Já parou para pensar na importância de inovar e prever tendências de mercado para se destacar e diferenciar dos concorrentes? Se manter sempre atualizado é essencial para propor novas ideias e garantir um diferencial competitivo como profissional e, também, à empresa da qual você faz parte.

É uma forma de assumir o controle da própria carreira e do mercado em que a empresa está inserida. A seguir, vamos explicar a importância de prever tendências e alguns passos necessários para isso. Acompanhe!

A importância de prever tendências de mercado

Em um mundo de mudanças rápidas, é cada vez mais necessário se planejar para explorar oceanos azuis. No cenário atual, se diferencia o profissional ou a marca que antecipa situações e surpreende seu consumidor.

Mas, muito além de superpoderes ou achismos, existem algumas estratégias simples e práticas que podem ser adotadas para aprimorar a habilidade de identificar aquilo que está por vir. No entanto, é preciso ter total atenção ao enxergar o momento e compreender por que as coisas são como são e como podem melhorar.

A partir disso, será possível encontrar soluções criativas, que tragam benefícios palpáveis e resolvam os problemas das pessoas. Um dos primeiros passos para atingir esse objetivo é criar empatia.

Não se trata apenas de pensar naquilo que as pessoas querem. É necessário se despir de todas as certezas, realizar pesquisas de mercado e, sobretudo, ouvir o cliente. O processo não é fácil, mas, certamente, será bastante divertido e instigante, pois traz riscos e conhecimentos de novas experiências.

Os passos necessários para se manter atualizado

Não se satisfaça facilmente

Quando o profissional nunca fica totalmente satisfeito com seu produto ou serviço, tende a buscar formas de aprimorá-los e, assim, identificar possíveis melhorias antes mesmo de ser demandado ou receber reclamações dos consumidores.

Apesar disso, vale dizer que não adianta enxergar oportunidades, mas não saber exatamente como proceder. É necessário ter precisão e agilidade para transformar ideias em ações concretas. Claro que prever os próximos passos é um grande desafio — e fazer isso sem se desequilibrar é ainda mais difícil.

Mas, mesmo com todas as dificuldades, trata-se de algo que vale a pena perseguir. Atualmente, as empresas inovadoras não são aquelas que exatamente seguem as tendências, mas as que criam propostas de valor e, por isso, acabam se diferenciando e se tornando referências.

Portanto, esteja sempre inquieto, fique de olhos abertos, questione-se sempre e estude de forma profunda o mundo à sua volta. Talvez você mesmo possa propor as próximas tendências do seu mercado. Isso seria o máximo, não é verdade?

Mapeie tendências

Mapear as tendências é essencial para qualquer negócio que queira sobreviver. Mas o que muitas pessoas esquecem é que não basta conhecê-las: é preciso monitorá-las. Afinal, nos dias atuais, as tendências estão mais rápidas do que nunca, expandindo-se e modificando-se em uma velocidade sem precedentes.

Nesse sentido, monitorar tendências é exercitar seu “músculo do futuro” (ou seja: estar pronto para reagir às mudanças e inovar no momento certo). Para isso, você pode começar por meio do monitoramento de notícias.

Essa iniciativa proporcionará um vasto leque de informações, novidades e instruções para o desenvolvimento do negócio, já que os movimentos são, muitas vezes, identificados a partir desse tipo de estudo.

É interessante que você realize uma criteriosa gestão de conteúdos. Selecione ideias e artigos alinhados à empresa, compartilhe todos esses dados com a equipe, ventile inspirações e monitore novas possibilidades para serem colocadas em prática.

Analise dados e métricas do seu setor

O universo, principalmente o virtual, movimenta uma quantidade de dados inimaginável. Vivemos em uma era na qual todos nós temos informação disponível, mas aplicá-la a favor do desenvolvimento de um negócio é um privilégio de poucos.

As empresas que realmente aproveitam as possibilidades da ciência de dados, também conhecida como Big Data, conseguem analisar, processar e gerar relatórios ou indicativos que apontam o comportamento dos clientes. Além disso, descobrem suas inclinações para o consumo ou novas necessidades (muitas das quais as pessoas ainda nem se deram conta).

Descubra novos nichos

A partir do momento em que você realiza estudos de pesquisas de mercado, vai a campo e entende os novos comportamentos, descobre nichos de atuação. Para dar um exemplo, sabemos que as pessoas querem viver mais tempo e com mais saúde. Tal objetivo é alcançado por meio da alimentação saudável, do exercício físico e de outros cuidados.

Isso significa que mercados ligados a essa área têm excelentes perspectivas. É claro que cada indivíduo ou empresa vai identificar questões de forma muito particular, mas, justamente por isso, você descobrirá nichos que tornarão o negócio único no mercado.

(Re)avalie suas estratégias

É bem provável que, já no início do empreendimento, algumas questões foram mudando e diversas adaptações se mostraram necessárias. Isso é algo próprio de qualquer empresa, pois o mercado é dinâmico e sempre existe algo novo acontecendo. Um exemplo é o atendimento ao cliente, que mudou completamente nos últimos anos.

Como todos sabemos, quem não se adaptar às mudanças provavelmente fracassará. Portanto, para que você se mantenha atualizado, é essencial fazer uma revisão de todos os processos e rotinas. Pode ser que sem perceber, já esteja seguindo hábitos que não fazem mais tanto sentido.

O melhor é que, nesse processo de transformação, você descobre novidades que o deixam um passo à frente da concorrência. Fique de olhos abertos para identificar se seus objetivos estão de acordo com aquilo que é praticado no dia a dia. Caso seja preciso, crie um novo plano de ação que envolva a empresa em um cenário inovador.

Esperamos que, com as ideias acima, você melhore a experiência do cliente e comece a explorar aquilo que está para acontecer em sua carreira e na empresa com mais efetividade. Faça uma completa retrospectiva para entender o que aconteceu nos últimos anos e projete os próximos passos com mais segurança.

Lembre-se de que, para prever o futuro, é indispensável estudar o passado. São inúmeras as novidades que surgem ou se intensificam nesse momento de evolução da tecnologia e crescimento exponencial. Por isso, mais do que nunca, é indispensável que você fique totalmente atento aos movimentos do mercado. Acompanhar o que acontece no seu setor de atuação é essencial para um futuro de sucesso.

Gostaria de conhecer mais sobre o processo analítico do mercado? Leia o artigo “aprenda a desenvolver a sua capacidade analítica” e fique por dentro!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi