Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como identificar oportunidades de negócio nas redes sociais?

Saiba o que é importante observar e fazer para não deixar passar oportunidades de negócio geradas nas redes sociais.

Como identificar oportunidades de negócio nas redes sociais?

As redes sociais são imprescindíveis para as empresas gerarem mais leads (pessoas que demonstram interesse em consumir o seu produto) e criarem um relacionamento mais próximo com seus clientes. Isso já não é mais novidade para ninguém!

Ter esse entendimento é o primeiro passo, porém, como fazer para identificar oportunidades de negócio? Como ter bom retorno nas ações que você faz nas redes sociais?

É certo que redes como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter são ótimas ferramentas para relacionamento e engajamento com clientes. Por meio delas você consegue criar uma relação de proximidade e transparência com o público, além de realizar atendimentos mais rápidos e qualificados.

E é por causa dessa relação mais amigável e muitas vezes informal que se identificam problemas, soluções e oportunidades de negócio. Neste post, vamos ajudá-lo a compreender de que forma você pode identificá-las e se preparar para elas. Continue a leitura!

A importância do monitoramento

A partir do momento que a empresa está presente de maneira ativa nas redes sociais, torna-se fundamental monitorar o que está sendo falado sobre a marca. Você precisa saber o que o mercado pensa sobre sua empresa, seus produtos e a prestação de serviços. Como melhorar ou identificar boas oportunidades sem saber o que o público pensa e espera?

As redes sociais oferecem essa possibilidade de maneira bastante prática. Você consegue interagir, ver opiniões e comentários, identificar o que é compartilhado e repercute mais. Com a utilização de uma plataforma de relacionamento que ofereça diversos recursos, seu monitoramento pode indicar ótimas oportunidades.

Oportunidades que podem ser identificadas

Quanto mais interação e engajamento você cria com seus clientes nas redes sociais, mais feedbacks você recebe. E essa relação mais intensa e próxima pode indicar diferentes oportunidades.

Novos produtos

Temos o hábito de achar que não há mais janela para inovação, que todos os produtos possíveis para o tipo de negócio da empresa já existem. As oportunidades nunca cessam e as redes sociais podem ser um ótimo meio de identificá-las.

Escute os clientes, leia os comentários, monitore os concorrentes e sinta as dores do mercado. Você pode encontrar bons indicativos sobre novos caminhos para percorrer.

Melhoria dos serviços

A prestação de serviços é fundamental para criar vínculos com os clientes. Por meio da interação com os usuários nas redes é possível ter um excelente feedback sobre como os serviços da sua empresa são vistos pelo seu público. Aproveite as informações monitoradas para aperfeiçoar e entender a forma de interação com os clientes.

Parceiros estratégicos

O relacionamento e monitoramento nas redes sociais pode apontar também para oportunidades estratégicas que ampliem a divulgação da sua marca. Você pode identificar influenciadores digitais que se adequam ao seu negócio, por exemplo.

É possível também se associar com empresas, órgãos e instituições em uma espécie de parceria. Objetivos em comum que podem facilitar a união na captação de mais leads e novos clientes.

As redes sociais oferecem todas as condições para você identificar oportunidades de negócio. É preciso utilizá-las de maneira ativa, incentivar a interação e o engajamento, manter um relacionamento próximo com os clientes e monitorar.

Quer saber mais sobre como fazer um monitoramento eficiente e os benefícios que você pode obter para sua empresa por meio dessa iniciativa? Então baixe o nosso e-book sobre o tema!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi