Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como estabelecer metas para sua equipe de trabalho?

Saiba quais são os principais passos para construir objetivos para seus colaboradores

Como estabelecer metas para sua equipe de trabalho?

Em qualquer empresa, é essencial estabelecer metas e objetivos para as equipes, de forma que todos se motivem para conquistar os resultados almejados. Sem dúvidas, fazer um bom planejamento possibilita que todo o time caminhe na mesma direção e, assim, entenda efetivamente a importância das atividades que deverão ser desempenhadas.

Nesse contexto, é importante que as metas atendam à metodologia SMART, que é composta por cinco elementos: especificidade, mensurabilidade, atingibilidade, relevância e temporalidade. Isso ajudará a maximizar a produtividade dos colaboradores da companhia, pois identifica pontos que devem ser fortalecidos e aqueles que precisam ser desenvolvidos.

Neste post, vamos listar dicas e mostrar detalhes sobre como estabelecer metas e objetivos. Confira e saiba como aplicá-las ao seu negócio!

Crie metas alcançáveis

As metas de uma organização precisam ser reais. Caso contrário, todo o esforço da empresa pode ser transformado em frustração. No momento de estabelecer os objetivos, é necessário se questionar: “essa meta é alcançável?”. Se a resposta for não ou talvez, por exemplo, é bem provável que o planejamento esteja caminhando na direção errada.

Faça análises de curto, médio e longo prazo, vislumbrando cenários para a sua companhia e indicando como os funcionários poderão contribuir com essa evolução. A partir desse contexto, estabeleça metas ousadas e, ao mesmo tempo, factíveis. Lembre-se de que objetivos simples não adiantarão nada e os muito complexos só complicarão as coisas.

Os funcionários só estarão verdadeiramente comprometidos se as suas metas forem passíveis de serem alcançadas.

Identifique os recursos necessários

Com o objetivo em mãos e uma análise completa dos seus funcionários, ficará muito mais fácil identificar os recursos necessários para conquistar as suas metas. Certifique-se, por exemplo, sobre a necessidade de levantar capital, avalie se seus funcionários estão bem qualificados e verifique se é necessário contratar novos profissionais.

Esses recursos podem ser essenciais para você conquistar os resultados almejados. Se estiver faltando algum desses recursos, estabeleça um prazo para contar com cada um deles.

Construa metas junto às equipes

Tenha em mente que estabelecer metas é algo que deve ser feito em conjunto. Quando você impõe algo, por exemplo, os funcionários podem até fazer as tarefas por obrigação, mas não estarão verdadeiramente engajados para cumprir aquilo que foi proposto.

O processo sobre como estabelecer as metas, portanto, não pode ser hierarquizado. A melhor coisa a se fazer, sem dúvidas, é estabelecer diálogos, de forma que todas as partes fiquem bem alinhadas em relação aos objetivos que deverão ser alcançados.

Encare cada membro da equipe como uma peça essencial nesse processo. Por isso, é imprescindível que você conquiste uma relação de confiança com os seus colaboradores e permita que eles se sintam parte da construção desse trabalho estratégico.

Dê feedbacks para os colaboradores

Um gestor precisa ter consciência do seu papel para equilibrar os interesses da companhia. Por isso, ao definir as metas da empresa, é imprescindível que cada colaborador saiba como está o seu desempenho. Ou seja, é primordial dar constantes feedbacks para os envolvidos.

Isso valoriza o funcionário e reforça o quanto ele é importante para a estratégia da organização. Ao mesmo tempo, também é indispensável que você deixe claro para o funcionário aquilo que ele vai ganhar ao cooperar para o sucesso dos objetivos.

Lembre-se de que, quanto mais bem informado o profissional estiver, mais motivado ele estará para concretizar cada uma das suas tarefas.

Analise os principais indicadores de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KPIs, são essenciais para medir o desempenho dos processos de uma organização. Entre os KPIs da área comercial, podemos destacar:

  • ciclo de vendas;
  • ticket médio;
  • custo de aquisição do cliente (CAC).

Acompanhar os números desses indicadores é primordial para entender o desempenho do time e saber se as metas estão sendo cumpridas. Os KPIs possibilitam que os funcionários se envolvam ainda mais na missão da empresa, uma vez que alinham seus esforços em torno das estratégias traçadas pela organização.

Revise seu planejamento

Mesmo que você esteja muito empenhado na definição de metas para o seu time, pode se acomodar e não seguir firme com o seu planejamento. Para evitar essa situação, sempre anote todos os passos necessários para atingir os resultados estabelecidos e esforce-se ao máximo para cumpri-los.

O seu empenho acabará refletindo no desempenho da equipe, de forma que ela também estará entusiasmada para conquistar aquilo que foi planejado. Acompanhe constantemente a realização de atividades, para verificar se você está caminhando para atingir suas metas.

Para monitorar seu plano, uma ótima ideia é promover reuniões entre as equipes. Quando bem realizados, esses encontros são essenciais para identificar pontos de melhorias. Seja o mais objetivo possível e faça uma pauta voltada para os assuntos que realmente importam para a sua estratégia.

Tenha flexibilidade

Em qualquer planejamento, é indispensável que você seja flexível. Afinal, pode existir alguma mudança na empresa ou no mercado que não tinha como você prever. Se algo afetou a sua equipe, por exemplo, não hesite em mudar de rota. Lembre-se de que uma possível readequação pode ser crucial para você conquistar suas metas e seus objetivos.

Fale com outros gestores

Um bom gestor sempre busca aprender com outros profissionais, principalmente aqueles mais experientes. Por isso, no momento de você estabelecer as metas para a sua empresa, não hesite em procurar líderes que já alcançaram os resultados que você se propôs de ir atrás. Se não for possível, acompanhe cases de sucesso e tire proveito do caminho que outras empresas já trilharam. Sem dúvida, isso contribuirá para que o seu planejamento seja otimizado.

O que você achou dessas ideias sobre como estabelecer metas para a sua equipe de trabalho? Com foco e persistência, é possível atingir todos os seus objetivos e crescer de forma contínua e sustentável.

Agora que você sabe mais detalhes sobre esse assunto, é a hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer. Antes, porém, gostaríamos de saber a sua opinião. Deixe um comentário logo abaixo e fale sobre a sua experiência e a sua percepção acerca da criação de metas na companhia.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi