Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como aumentar o ticket médio com chatbot?

Entenda como o chatbot otimiza as vendas por cliente com a atuação em diversos estágios da compra!

Como aumentar o ticket médio com chatbot?

 

Talvez você já concorde que os chatbots são excelentes para melhorar o atendimento com o cliente. Inclusive, se você acompanha nosso blog, deve ter conferido como esse recurso também otimiza as vendas do seu negócio e melhora o relacionamento com o consumidor. Neste post, vamos falar sobre como é possível aumentar o ticket médio com chatbot.

Afinal, o cenário empresarial ganhou duas novas características com o Marketing digital: uma concorrência fortalecida (que trabalha intensamente o gerenciamento de marca) e clientes mais conscientes e exigentes. O resultado disso é que realizar uma primeira venda ficou mais complicado. Em compensação, fazer uma nova venda para um mesmo cliente pode ter melhores resultados.

Veja como os chatbots ajudam você nessa estratégia!

Melhore a venda com upsell e cross-sell

O upsell é uma estratégia natural usada desde a venda simples até as complexas negociações. Nele o vendedor sugere uma ampliação do produto ou serviço. Pode ser na mussarela fatiada da padaria, que passa alguns gramas e o atendente pergunta se você aceita levar, até o carro apresentado pelo vendedor: mais confortável, seguro e, claro, mais caro do que o escolhido.

Já o cross-sell consiste em uma venda complementar com outros produtos ou serviços que combinam com a compra. Assim, o ticket médio aumenta, seja no valor da bebida para acompanhar uma refeição ou do pacote de serviços bancários junto de uma linha de crédito. Configure o chatbot para fazer upselling e cross-selling, apresentando o valor agregado e benefícios dessa opção.

Descubra aquilo que o cliente gosta

O chatbot pode alimentar um banco com dados preciosos. Além de coletar informações como os produtos e serviços adquiridos pelo consumidor, reúna preferências sinalizadas em outros estágios do funil de vendas, como dúvidas sobre outros produtos e abandonos de carrinho.

Dessa forma, fica mais fácil direcionar as promoções adequadas. Além disso, você também pode usar a estratégia de Marketing de Conteúdo e inserir o cliente em outros funis de vendas da sua empresa de forma automatizada.

Use a navegação assistida

A navegação assistida é o acompanhamento do bot durante o período que o usuário passa nas suas páginas. Assim, ele pode atuar como um vendedor consultivo, opinando e aconselhando. Imagine a eficiência no atendimento, em que o cliente encontra o que procura, ao mesmo tempo que tem sua experiência melhorada com uma adaptação a um tema ou data comemorativa, por exemplo!

Diversifique as opções de pagamento

O consumidor hoje tem segurança em realizar compras online, seja em desktops ou nos dispositivos mobile. Para facilitar o fechamento da venda usando o chatbot, você pode finalizar a transação na plataforma em que o usuário estiver, como uma rede social, e oferecer diversas formas de pagamento (cartões de crédito e débito, transferência bancária, boleto e outros).

Fique de olho na renovação de contrato

Outra técnica interessante para aumentar o ticket médio de um cliente é com a renovação do contrato de serviços ou até mesmo a inclusão da conta como pagamento recorrente. Afinal, esse é um momento delicado, pois a pessoa pode sentir a necessidade de fazer uma nova pesquisa, reiniciando a jornada do consumidor.

O chatbot aumenta a retenção de clientes usando muitos recursos como:

  • o acesso ao histórico de atendimento ao cliente, para entender quais são os pontos positivos e questões que precisarão de atenção nesse momento;
  • a integração com outras ferramentas de automação, como o CRM (gestão do relacionamento com o cliente) para sincronizar o marketing e as vendas — o vendarketing — e ter uma atuação de alto desempenho das duas equipes;
  • a melhoria do relacionamento entre marca e cliente;
  • a disponibilidade integral, com atendimento na hora em que o cliente buscar a empresa.

Traga o cliente para sua loja física

Talvez a primeira experiência entre o cliente e a marca foi com uma compra no ambiente virtual, mas isso não significa que você precisa manter todas as experiências nesse plano. Caso sua empresa tenha pontos físicos, essa pode ser uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio com chatbot.

Você pode criar uma campanha em que o bot oferece cupons de desconto ou a amostra de algum produto que o cliente deve usar/retirar na sua loja. Afinal, com o robô você consegue escalar o atendimento, reduzir os custos e desenvolver uma experiência do usuário surpreendente.

Customize as ofertas

Quer tática melhor para vender do que oferecer o que a pessoa precisa, no momento certo? Sim, o chatbot pode aprimorar a situação com uma oferta! Chatbots como o HiBot podem usar outras informações coletadas com as APIs (aplicações para fornecer uma biblioteca de informações) integradas às demais bases de dados da sua empresa. Isso significa que você pode personalizar as suas campanhas.

Crie soluções e deixe que o chatbot ofereça de forma inteligente e automatizada para cada perfil de usuário. Você pode fazer ofertas com:

  • kit de produtos: de acordo com padrões de compra;
  • vendas recorrentes: para produtos que são consumidos com periodicidade, criando um preço especial para quem aceita esse tipo de fidelização;
  • edição limitada: seja com uma linha exclusiva de produtos ou com uma experiência única — por exemplo, um evento ao vivo relacionado ao que foi comprado ou às preferências desse perfil de consumidor;
  • sistema de recompensas: se você já sabe qual é o ticket médio do seu cliente, que tal oferecer um estímulo para que ele ultrapasse essa linha, criando benefícios e descontos para compras acima desse valor?

Tenha uma presença omnichannel para aumentar o ticket médio com chatbot

Com todas essas estratégias e informações, o chatbot ainda conta com um grande diferencial: a presença em vários canais! Essa vantagem não só melhora a qualidade do relacionamento com a marca, como também pode ser usada para aumentar a satisfação do cliente. Isso significa que você pode:

  • transformar os consumidores em fãs;
  • esclarecer dúvidas;
  • integrar o atendimento das mídias sociais para proporcionar uma comunicação fluida;
  • oferecer informações sobre produtos com recursos de vídeos e tutoriais.

Como você viu, com uma estratégia inteligente é possível aumentar o ticket médio com chatbot. Direcione suas ações para melhorar o atendimento e as vendas. Claro, é muito importante manter uma boa gestão da marca e estreitar o relacionamento, para que o cliente tenha ainda mais motivos para escolher a sua empresa no momento da compra.

Você gosta de acompanhar as melhores estratégias e soluções para otimizar a performance da sua empresa? Aproveite essa oportunidade e se inscreva na nossa newsletter!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi