Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como argumentar e expressar suas ideias corretamente?

Discutir não quer dizer brigar. Saiba como agir da forma correta e obter sucesso

Como argumentar e expressar suas ideias corretamente?

Deparar-se com ideias e opiniões distintas às suas é algo comum tanto no trabalho quanto em outras esferas sociais. Por isso, é preciso saber como argumentar corretamente para se conseguir o que espera.

Neste artigo, você aprenderá a se expressar da melhor forma nessas situações, argumentando de maneira correta para que outras pessoas acatem suas ideias ou pelo menos as entendam por completo. Ficou curioso? Então continue a leitura!

Antes de tudo, ouça

Ao apresentar de cara opiniões e ideias em uma discussão, você corre o risco de parecer mal-educado e ignorante. Por isso, mesmo que as falas de outras pessoas sejam contrárias à sua, é muito importante que você as ouça, sem interrupções.

Outra vantagem de ouvir antes de expor suas ideias ou opiniões é poder identificar, no discurso do outro, pontos de incoerência. Isso dará mais força para os seus argumentos e o ajudará a vencer uma discussão.

Tenha domínio do que está falando

Por mais que essa pareça uma dica óbvia, é fundamental ter total domínio do assunto de uma discussão. Por conta disso, listamos quatro vantagens:

  • apresentando ideias concisas e embasadas, a chance de fazer com que as pessoas acreditem em você é muito maior;
  • isso evita que você seja corrigido ou desmentido por outras pessoas;
  • evita também que você se contradiga em um determinado momento da discussão;
  • garante que você conseguirá transmitir ideias de forma lógica e apropriada.

Use um tom de voz respeitoso e adequado

Esqueça essa história de “vencer no grito”. Vence quem sabe como argumentar e transmitir melhor ideias e opiniões. Por isso, preocupe-se com o seu tom de voz durante toda a discussão. Ele deve ser baixo, suave e firme, sem sofrer alterações mesmo que a outra pessoa não faça o mesmo.

Além disso, é importante, também, argumentar com calma. Falar rápido demais pode demonstrar desespero ou despreparo, o que dificulta a aceitação desses argumentos por outra pessoa.

Elimine todos os argumentos contrários

Até mesmo em uma discussão saudável, é absolutamente normal que haja divergências e discordâncias de ambas as partes. Mas como argumentar com sucesso, mesmo diante de ideias e opiniões contrárias?

A solução é simples: elimine todas elas, uma por uma. Isso pode ser feito de duas formas. A primeira é prever discordâncias e dúvidas e dissolvê-las no discurso. A segunda é apresentar argumentos válidos, fortes e embasados para responder a cada dúvida ou crítica que alguém fizer sobre o seu discurso. Para isso, não se esqueça de estudar o tema e se assegurar do domínio do assunto.

Evite bater de frente

Interromper a fala do outro é uma péssima atitude, em qualquer ambiente. Agindo assim, dificilmente você conseguirá fazer com que as pessoas entendam o seu ponto de vista ou até mesmo concordem com ele.

Além de ouvir antes de falar, você deve evitar transformar a discussão em um campo de guerra. Mesmo que os seus argumentos sejam válidos, de nada adiantará se forem “lançados” de qualquer maneira. Por isso, aguarde uma brecha para expor suas ideias.

Apresente benefícios ao outro

Se as suas opiniões e ideias forem boas, dificilmente trarão vantagens apenas para você. Por isso, seus argumentos podem também ser focados nos benefícios que eles trarão a quem os escuta. Lembre-se de que focar no bem comum é melhor do que pensar individualmente.

Além disso, argumentando com os benefícios coletivos da sua ideia, é mais provável que pessoas com ideias contrárias concordem com você. No entanto, isso vai depender, também, da sua capacidade de negociação.

Foque as ideias principais

Repetir os mesmos argumentos durante toda a discussão não traz benefício algum. Muito pelo contrário. O mesmo acontece ao utilizar vários argumentos ao mesmo tempo. Essas ações acabam por enfraquecer o seu discurso e torná-lo vulnerável a críticas ou argumentos mais bem estruturados.

Por isso, foque suas ideias principais. Estabeleça de dois a três pontos cruciais e apresente-os de forma clara, objetiva e didática. Assim, fica mais fácil persuadir o público ou as pessoas com quem você argumenta.

Priorize sempre a educação e o respeito

Um debate de ideias deve envolver apenas ideias. A violência física ou verbal, além de anular totalmente qualquer argumento seu, vai deixar claro o seu despreparo e o seu descontrole ante situações conflitantes. Lembre-se de que o seu comportamento diz bastante sobre você.

O simples gesto de negar com a cabeça a fala do outro já configura uma certa falta de educação. As ideias que lhe são apresentadas, por mais que — na sua opinião — sejam equivocadas, devem ser ouvidas e respeitadas.

Procure por pessoas que concordem com você

Outra dica de como argumentar de forma correta e eficaz é buscar a união de outras pessoas. Duas cabeças pensam melhor que uma, e duas vozes também podem ecoar mais alto do que uma só. Por isso, tente encontrar opiniões semelhantes às suas. Isso ajuda a fazer com que os argumentos apresentados sejam mais bem recebidos por quem os escuta.

Além de validarem as suas ideias, outras pessoas podem também aumentar a sua autoconfiança e a sua coragem diante de situações.

Escolha corretamente seus argumentos

Toda pessoa que quer saber como argumentar melhor e expressar ideias com mais clareza deve saber que nada deve ser tão espontâneo assim. Por isso, estude o tema e prepare seus argumentos com antecedência e de forma estratégica.

Argumentar no calor do momento dá margem para erros e equívocos que podem ser desastrosos. Para evitar isso, planeje o que vai dizer. Vale até escrever as principais ideias em um pedaço de papel, se for o caso. O que não vale é estar despreparado na hora de apresentar seus pontos.

Tenha credibilidade — e transmita isso

A última dica, mas não a menos importante, é sobre transparecer aquilo que você fala. Como já foi dito, a postura e o tom são importantes em uma argumentação, mas é preciso também ter atitude condizente com os argumentos apresentados. Por melhores que sejam as suas ideias, de nada valerão se elas não corresponderem a quem as apresenta.

Gerir conflitos é sempre um desafio para líderes e gestores. Por isso, todos eles devem saber se comunicar de forma correta e efetiva. Agora que você já sabe como argumentar e apresentar suas ideias, que tal entender melhor sobre gestão de conflitos? Leia agora!

Publicado em 20 de março de 2018

Deixe o seu comentário :)

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi