Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Alcance melhores resultados nas redes sociais usando ferramentas de palavra-chave

Confira como as ferramentas de palavras-chave podem ser o diferencial para a sua empresa.

Alcance melhores resultados nas redes sociais usando ferramentas de palavra-chave

 

Os profissionais de marketing sabem que a realização de pesquisa e a análise contínua de palavras-chave são fundamentais para alcançar o sucesso com publicidade orgânica e paga. No entanto, para o completo sucesso nessa etapa, é necessária a utilização de ferramentas de palavras-chave.

Conduzir e aplicar buscas baseadas no conceito de palavras-chave também é muito eficaz para o marketing de mídia social. Isso é um fato. Não há como negar o impacto positivo ou negativo que uma empresa pode sofrer pelo seu desempenho nas redes sociais.

Neste artigo, vamos falar sobre as ferramentas de palavras-chave e como a prática desse conceito é importante para o seu negócio. Aproveite leitura!

O que são ferramentas de palavras-chave?

As ferramentas de palavras-chave são programas utilizados por profissionais de marketing digital para melhorarem o desempenho de suas empresas perante os mecanismos de pesquisa. Elas são usadas para encontrar e pesquisar termos relacionados àqueles que os usuários inserem nos mecanismos de pesquisa enquanto procuram por algum produto ou serviço.

Depois de encontrar uma palavra-chave de nicho, a ferramenta é utilizada para expandir e encontrar termos semelhantes.

Quais as principais ferramentas de palavras-chave utilizadas?

Por serem uma parte importante da estratégia de inúmeras empresas, as ferramentas de palavras-chave já são comuns no mercado. Existem vários modelos desenvolvidos por diferentes fabricantes. Acompanhe, abaixo, as principais ferramentas.

Google Keyword Planner

O Google oferece ferramentas gratuitas para fazer algumas análises primárias de palavras-chave, como o Keyword Planner. Todos os resultados são baseados em dados do Google Search Engine. Recentemente, a empresa lançou uma atualização para a ferramenta e alterou algumas de suas políticas, por exemplo, a obrigação da definição da primeira campanha para recuperar o planejador de palavras-chave.

Dentre os principais recursos e facilidades do Keyword Planner, estão:

  • obtenção de estimativas sobre o volume de pesquisa para a palavra-chave;
  • gerenciamento de novas palavras-chave combinando listas diferentes;
  • desenvolvimento de novas variações de palavras com base na palavra-chave primária;
  • fornecimento de palavras-chave usadas para sites — isso é muito útil para fazer uma análise competitiva.

Google Correlate

O Google Correlate é uma ferramenta que o Google lançou em 2011, que funciona como uma ‘prima próxima’ do Google Trends.

Essa ferramenta gera listas que se correlacionam com a sua palavra-chave por padrão. É possível pegar a lista inicial de palavras-chave e executar várias outras usando o Google Correlate, enquanto acompanha as novas listas que foram geradas.

Se você é do tipo SEO (a sigla de Search Engine Optimization, uma expressão em inglês que se refere à “otimização para motores de busca”) e deseja ir além de um planejador de palavras-chave convencional, é recomendável começar a usar o Google Correlate em sua pesquisa. Somado a isso, se a intenção for desenvolver conteúdo em torno de um tópico de tendência, a ferramenta pode fornecer uma boa visão, especialmente porque você pode “ensiná-la” a acompanhar o desenvolvimento da palavra.

SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta específica para encontrar palavras-chave abrangentes. É um programa que muitos bloggers novos e antigos estão usando para otimizar seus sites, criando um conteúdo importante para que o público tenha uma experiência única e relevante. Essa ferramenta também oferece uma avaliação gratuita de catorze dias e pode ser estendida para uma assinatura paga se o usuário achar que é uma ferramenta útil para o seu blog.

KeywordEye

O KeywordEye é uma ferramenta para empresas que auxilia na criação de campanhas de marketing e SEO. Com essa ferramenta, é possível conferir o que os concorrentes estão publicando e acompanhar qual é o conteúdo mais popular na internet atualmente.

Além disso, o usuário pode verificar o que os potenciais clientes estão pesquisando no Google, Amazon e YouTube e saber quais palavras-chave deve acompanhar. Outras facilidades dessa ferramenta são:

  • verificação sobre os questionamentos dos usuários, para que você possa segmentar as perguntas com grande conteúdo informativo para o seu blog, site, rede social etc.;
  • colaboração de equipe — é possível ter até dez membros da equipe trabalhando juntos na mesma conta e compartilhando pesquisas. Essa é uma ferramenta poderosa para empresas de marketing de SEO.

Quais os benefícios da utilização de ferramentas de palavras-chave?

Ao realizar pesquisas de palavras-chave para mídias sociais e analisar o uso de termos para sites e blogs, obtém-se uma grande vantagem sobre os concorrentes, que pesquisam palavras-chave com pouca frequência e com uma abordagem geral, em todos os canais de marketing. Lembre-se de que o comportamento do usuário varia de pesquisa para pesquisa e de plataforma para plataforma. Portanto, a sua abordagem para a procura de palavras-chave também deve se adaptar.

Ao seguir as etapas descritas em uma ferramenta do gênero em suas mídias sociais, você pode aproveitar com autoridade o domínio sobre os sites e redes mais populares da web, promovendo sua marca, produtos e serviços.

Independentemente de o seu público-alvo compartilhar conteúdos no Facebook, no Instagram ou no Twitter, os esforços de marketing em mídias sociais devem começar com a definição de quais palavras-chave o seu público-alvo está usando. Para ser mais específico, as ferramentas de palavras-chave para mídias sociais permitem que você descubra as necessidades e os desejos das comunidades digitais.

Veja exemplos de alguns benefícios:

  • acompanhamento de tópicos populares e de tendências no Twitter e em outras redes sociais;
  • definição da frequência da consulta de pesquisa;
  • mensuração do interesse de mercado por produtos ou serviços;
  • identificação da demanda por palavras-chave;
  • melhor compreensão da intenção do usuário;
  • descoberta de pontos relevantes de engajamento.

Ao pesquisar e identificar palavras-chave de mídia social, você consegue uma imagem muito mais clara de como construir e repassar a sua mensagem com eficiência.

Aplicar esse nível de percepção em todos os esforços de otimização de marketing digital (vídeo otimizado, marcação de imagens, bookmarking social, tweets direcionados etc.) dará à sua marca o máximo de valor e adequação à estratégia de mídia social.

Como o comportamento do usuário difere entre a pesquisa online e a social, e de uma plataforma para outra, percebemos a importância de realizar tarefas com a ajuda das ferramentas de palavras-chave e refinar a pesquisa em diferentes canais. Não deixe de analisar as informações apresentadas e escolher a ferramenta que mais se ajusta à realidade da sua organização.

Que tal continuar se aprofundando no assunto e conferir o nosso post sobre a importância do SEO para a sua empresa?

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi