Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

8 passos para realização do planejamento de Marketing

Garanta o sucesso das suas estratégias montando o planejamento de Marketing!

8 passos para realização do planejamento de Marketing

 

Quando você vê uma campanha espetacular, que consegue boas taxas de conversão e um excelente ROI, qual pergunta vem à sua mente? Se você pensou em qual será a estratégia adotada, então tem grandes chances de conquistar resultados parecidos. Ações de comunicação executadas de forma aleatória, sem um planejamento de Marketing, são como loteria — dependem da sorte.

Por isso é importante saber desenvolver um plano, já que é nele que você descobre a forma mais eficaz de atingir a meta da sua empresa e ainda prevê obstáculos que precisam ser superados, além de oportunidades.

Confira neste artigo o que é o planejamento de Marketing, quais são as suas vantagens e quais são os oito passos para montar o seu!

O que é planejamento de Marketing?

Enquanto o planejamento estratégico da sua empresa define os princípios, valores, missão, visão e como você se posiciona estrategicamente no mercado, o plano de Marketing tem como finalidade fazer com que a comunicação e ações de Marketing alcancem a meta. Uma imagem que poderia representar esse planejamento seria uma extensão do planejamento estratégico, cuidando do relacionamento com a audiência.

Pode-se dizer que esse plano é o recurso que documenta todas as ações que você precisará implementar para atingir um objetivo de Marketing da organização. Pode ser um trabalho de branding, um lançamento ou a divulgação de um produto ou serviço específico. Com o projeto em mãos, você tem uma espécie de mapa que norteia todo o trabalho, garantindo bons resultados.

Para que serve esse plano?

Apesar do alcance das metas ser a principal função de uma estratégia de Marketing, muitas são as finalidades do planejamento como, por exemplo, documentar e mensurar o desempenho das ações. Você consegue uma visão diferenciada da comunicação entre a empresa e o público, otimizando a relação com o cliente, além de entender mais seu segmento de mercado, novidades e tendências.

Aproveite oportunidades que surgem ao monitorar suas ações e tenha um engajamento diferenciado com o público-alvo. Distribua as tarefas de forma inteligente entre os colaboradores e contrate, quando preciso, os profissionais e recursos necessários. Afinal, com o planejamento ideal você consegue o melhor custo-benefício das ações, assegurando um excelente retorno sobre o valor investido.

Por que é importante para o meu negócio?

Confira, a seguir, algumas das vantagens de desenvolver e implementar o planejamento de Marketing e rode campanhas mais acertadas:

  • entender com clareza o funil de vendas do seu negócio;
  • atrair mais prospects com o perfil do cliente ideal;
  • aumentar o ticket médio, com clientes encantados pela marca;
  • ter uma comunicação efetiva com os diversos públicos da empresa;
  • desenvolver e fortalecer o posicionamento da marca no mercado;
  • proporcionar experiências positivas para a sua audiência;
  • conquistar as metas estabelecidas com sucesso.

Como desenvolver o meu planejamento de Marketing?

Criar um projeto de comunicação auxilia, inclusive, na mudança de curso quando necessário. Isso porque ele ajuda a alinhar suas ações, definindo as metas ideais para as necessidades da empresa. Siga estes oito passos e garanta campanhas vencedoras.

1. Defina o objetivo

Alcançar novos leads, fidelizar seus atuais clientes ou mudar o posicionamento da marca. O primeiro passo do seu plano deve ser estabelecer qual meta você pretende conquistar para, então, descobrir as melhores técnicas.

Estipule um objetivo realizável. Para isso você pode usar como referência os períodos anteriores. Outro ponto importante é o prazo, indique o período para atingir as metas.

2. Faça o benchmarking

O benchmarking é como uma pesquisa de mercado, comparando as ações, técnicas e performance da sua empresa e dos seus concorrentes no intuito de promover uma melhoria contínua do negócio.

Para isso, entenda qual a semelhança a ser analisada como um ponto fraco, nicho de mercado ou desempenho em um determinado processo. Visite as empresas ideais e identifique a solução.

3. Saiba quem é a sua persona

Fundamental para a comunicação, é identificar para quem você vai falar. Descubra quem é o seu público-alvo e quais seus canais de comunicação preferidos.

Ao desenhar a sua persona você compreende detalhes como desejos, problemas e objeções de compra, definindo como falar com a audiência e também que tom e posição serão adotados pela sua marca.

4. Estipule o orçamento

O retorno das suas ações é proporcional ao valor investido, correto? Então, o ideal seria investir o máximo possível em comunicação. Porém, não é bem assim.

O que normalmente acontece é que as empresas já têm um valor fixo para desenvolver o planejamento de Marketing. Independentemente da quantia estabelecida, o importante é conseguir as melhores taxas de conversão.

5. Escolha as melhores estratégias

Com o Marketing digital surgiram muitos recursos para que as empresas se conectem com os prospects, seja no desenvolvimento de um bom SEO, técnicas de inbound Marketing ou anúncios pagos.

De acordo com a meta criada, o cronograma apresentado e o orçamento estipulado, é possível entender em quais meios de comunicação e como você executará as suas ações.

6. Escale sua equipe

Agora que você já sabe quais recursos vai usar, monte o time de colaboradores que precisará atuar para garantir o sucesso da sua estratégia. É importante manter essas pessoas sempre atualizadas com relação ao projeto, dando os feedbacks necessários.

Lembre-se de que para manter a excelência na produtividade é preciso motivar o time, transformando-o em uma verdadeira comunidade.

7. Monte um plano de ação

Informe todas as etapas do projeto com uma breve descrição, quais são os responsáveis e qual o prazo para a entrega. Defina legendas como “para ser feito”, “em execução” e “concluído”.

Hoje existem muitas ferramentas, pagas e gratuitas, em que você pode definir o cronograma e compartilhar com a equipe. Assim, todos podem atualizar em tempo real os status das ações.

8. Determine os melhores KPIs

Eles consistem nas métricas ideais para acompanhar uma ação. Isso significa que, para uma campanha gerar novos leads no Facebook Ads, o número de curtidas das suas postagens não é importante, já a taxa de conversão do preenchimento de formulários será essencial para determinar a performance. Estipule uma frequência para monitorar sua estratégia.

Como você conferiu neste post, o planejamento de Marketing é muito importante para o sucesso da comunicação da sua empresa, alinhando suas ações aos princípios do seu negócio. Para montar o plano é preciso estabelecer o objetivo, se inteirar de como está o mercado e quem é o público, escolhendo as melhores técnicas, monitorando as ações e garantindo excelentes frutos.

Agora que você já sabecomo criar um planejamento de Marketing, siga a gente no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e YouTube para conferir as melhores soluções e novidades sobre Marketing, vendas e atendimento digital.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi