Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Conheça 7 maneiras de inovar no e-commerce

Investir em chatbots, nichos de mercado ou em serviços e produtos complementares são apenas algumas das nossas dicas para inovar a sua loja online!

Conheça 7 maneiras de inovar no e-commerce

 

Se você se sente em um labirinto sem quaisquer perspectivas de como atrair pessoas para seu e-commerce, então está na hora de repensar alguns conceitos e inovar de verdade nos processos.

Ao implementar inovações na empresa, naturalmente você desenvolve um diferencial competitivo em relação aos outros, mas, para que isso ocorra, é necessário pesquisar sobre as tendências do mercado e verificar as dores do público-alvo.

Para facilitar sua vida, trouxemos uma lista com 7 maneiras de inovar no e-commerce e ampliar as receitas financeiras. Confira!

1. Invista em chatbots

A era dos chatbots chegou para revolucionar o mercado e nenhuma empresa pretende ficar para trás, afinal, estamos presenciando uma nova forma de atendimento tomando conta do e-commerce, a fim de fidelizar os clientes de fato.

Ao utilizar a tecnologia a seu favor, as chances são maiores de prestar um atendimento de qualidade, ofertar os produtos exatos de acordo com padrões comportamentais e resolver dúvidas.

Por isso, você pode usar os chatbots sem medo, pois eles são confiáveis e conferem um poder estratégico para as empresas que, em outros tempos, jamais seria possível imaginar. Tendo em vista que as novas gerações de consumidores prezam pela agilidade na hora de comprar, os chatbots, como o HiBot, fazem com que as demandas sejam atendidas sem dificuldades e otimizando os processos.

2. Aposte em mercados de nicho

Boa parte das pessoas que trabalham com e-commerce têm questionamentos sobre como se diferenciar da concorrência, conquistar uma boa fatia de mercado, aumentar as vendas e reduzir custos comerciais. Tendo isso em vista, o ideal é pensar em uma estratégia que permita alcançar todos esses objetivos corporativos a curto, médio e longo prazo.

Uma forma interessante de alcançar esse patamar é apostando em mercados de nicho, pois quanto mais o seu negócio for segmentado e específico, maiores as chances de nadar de braçada em um oceano azul de possibilidades.

Faça uma análise do perfil comportamental do seu público e observe quais são os pontos de dor apresentados. Assim, você pode oferecer produtos ou serviços direcionados para um estilo.

3. Ofereça produtos ou serviços complementares

Com o objetivo de aumentar o ticket médio e melhorar o nível de interesse da sua audiência, você pode muito bem ofertar produtos ou serviços que complementem a experiência de compra. Esse tipo de estratégia permite que você consiga atender as necessidades apresentadas pelos clientes e ainda escoe o estoque com mais eficiência

Normalmente, utilizar táticas dessa forma é o que chamamos de cross-selling, ou seja, a partir da aquisição do produto ou serviço principal, ofereça algo similar que possa agregar valor ao primeiro item. Além disso, é possível acrescentar a tática do brinde progressivo, isto é, a cada produto complementar colocado no carrinho, o cliente tem acesso a um tipo de brinde diferente, algo que pode aguçar o desejo do público.

4. Utilize o atendimento via WhatsApp

O que antes parecia ser algo inimaginável e que pudesse até afastar os consumidores, hoje é utilizado com muita frequência. Ao ter um plano de Marketing bem estruturado, a tendência do uso do WhatsApp é trazer rapidez ao atendimento. Trata-se de mais uma ferramenta utilizada pelas empresas para tanto atender às necessidades dos clientes quanto conquistar potenciais consumidores.

O aplicativo de mensagens mais famoso do mundo serve como excelente canal de comunicação, proporcionando uma boa frente de vendas e criando uma importante aproximação entre empresa e cliente.

No WhatsApp Business, por exemplo, você consegue construir uma relação de credibilidade com o público, pois a versão permite preencher os principais dados da empresa e ainda criar links diretos para a loja virtual.

5. Ensine os consumidores a usarem seus produtos

É claro que, quando se trata de inovação no e-commerce, você jamais pode desconsiderar a importância que o Marketing de conteúdo tem na hora de vender. Ao criar algo relevante para o público, você permite envolvê-lo em torno da significância da marca e do quanto os seus produtos podem impactar a vida das pessoas positivamente.

Com isso, uma das formas de proporcionar valor ao que vende e chamar a atenção do público-alvo é orientando-os em relação ao uso da mercadoria, principalmente em um nicho complexo no qual os produtos possuem várias funcionalidades. Você pode muito bem desenvolver vídeos tutoriais, propor webinars para dialogar com os clientes, criar vídeos ao vivo para engajar nas redes sociais e assim por diante.

6. Faça uma inovação na logística

Muito mais do que a venda em si, você precisa ficar de olho em manter um bom fluxo nos canais de Marketing, visando entregar os produtos certos, no momento exato da necessidade apresentada pelos clientes.

O controle dos processos logísticos gira em torno de um planejamento estratégico que vai desde o fabricante até o consumidor final, sendo que em cada ponto dessa trama é preciso ter informações precisas para tornar o atendimento integrado e proporcionar a melhor experiência de compra.

Pensando nisso, dependendo do produto que oferece, você pode inovar na logística utilizando modais de transporte diferentes, ou seja, ousando com as novas tecnologias, tal como o uso de drones para a entrega como a Amazon costuma fazer.

Para tanto, é preciso ter um bom conhecimento em relação ao potencial do seu produto, a fim de prever as demandas, remodelar o material promocional e gerar entregas rápidas.

7. Proporcione uma boa experiência ao cliente

Independentemente de quantas táticas você utilize para proporcionar algo novo no mercado que atua, uma regra de ouro que precisa ter em mente é que não só o cliente vem em primeiro lugar, mas a expectativa dele deve ser superada. A forma de abordagem e tratamento durante a jornada de compra influencia demais na aquisição ou não do produto e até mesmo na volta do consumidor à sua loja virtual.

É indispensável reconhecer as preferências da sua audiência e identificar como o seu negócio pode ser útil naquele momento, agregando valor de fato ao que é ofertado. Tendo isso em vista, do desenvolvimento responsivo do site até o atendimento, construa uma relação exemplar em que consiga até transformar clientes detratores em defensores da marca.

Por fim, é importante ressaltarmos que você deve se informar sobre as tendências de mercado para inovar no e-commerce da melhor maneira possível, sendo que o atendimento automatizado proporcionado pelo HiBot é capaz de aumentar consideravelmente a produtividade.

Se você curtiu este texto, entre em contato com a gente para explicarmos tudo que você precisa saber para implementar esse recurso agora mesmo na sua empresa!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi