Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

5 passos para criar personas perfeitas com Hi Platform

5 passos para criar personas perfeitas com Hi Platform

Enviar as mensagens certas para as pessoas certas é passo fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing bem sucedida. Contudo, a determinação de quem é esse público é muito complexa e, por vezes, abstrata. Para resolver esta questão, são criadas as personas. Elas representam o cliente típico de cada marca, com todas as principais características de seus consumidores. Apesar de ser uma representação fictícia, deve ser baseada em dados reais – frutos do monitoramento do seu público realizado pelo seu negócio – ou não será eficiente.

Portanto, para elaborar uma persona realmente próxima da realidade da sua base consumidora, é preciso apostar no contato com o público para obter as respostas necessárias. A diversidade de perfis presentes na sua base consumidora fornece muitos padrões úteis que devem ser utilizados na construção deste cliente ideal.

 

Como criar a persona perfeita?

Em primeiro lugar, vamos estabelecer as mídias sociais como local de captação de dados – elas estão inseridas tão profundamente na forma com que convivemos em sociedade que se tornam um reflexo perfeito da mesma. Com a plataforma DT+Seekr, você pode mensurar e analisar automaticamente cada um dos fatores relevantes para a criação de personas baseado nas ocorrências das redes da sua marca.

 

  1. Quem é o seu cliente?

Para começar a definir quem é o seu consumidor fundamental, é preciso apurar os dados mais básicos sobre ele. Gênero, localização, influências e assuntos de interesse fazem toda a diferença para a elaboração de uma persona eficaz. Nas ferramentas de análise do DT+Seekr, você encontra todos estes padrões quantificados e dispostos em gráficos ao alcance de um clique.

Enquanto isso, os dados de gênero auxiliam na construção de cada conteúdo e na elaboração das linguagens verbais e visuais da sua estratégia de marketing. Lembre-se, nesta parte, que cada marca pode ter mais de uma persona. Caso haja uma divisão proporcional entre os gêneros, é mais inteligente que se faça o número de personas correspondentes a esta diversidade – em vez de desprezar um dado essencial como este.

 

  1. Qual o tipo de conteúdo que mais lhe interessa?

A tecnologia possibilita que uma estratégia de marketing seja conduzida de infinitas formas: textos, imagens, infográficos, vídeos e outros tipos de conteúdos podem ser igualmente relevantes nos ambientes digitais. Portanto, é fundamental que você analise o que é publicado nas suas mídias sociais para gerar valores de engajamento e viralidade. Eles são muito úteis para a definição do recurso mais apreciado pela sua base de clientes.

Além dos dados orgânicos das mídias sociais, como número de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários, é possível acompanhar no DT+Seekr o impacto real do conteúdo publicado em ambientes externos. A gestão de URLs da plataforma disponibiliza a evolução de cliques de cada link, em um período determinado, junto com a disposição geográfica destes cliques.

Desta forma, você pode separar aquelas interações impulsivas, geradas pelos feeds das mídias sociais, e o real interesse dos usuários no conteúdo que você divulga por meio delas.

 

  1. Pautas: fale do que realmente importa

Para a melhor adequação do conteúdo produzido, é preciso saber quais os assuntos que mais interessam à sua persona. Na DT+Seekr os termos e hashtags mais citados pelos seus clientes são unificados e dispostos por ordem de importância. Assim, você pode adequar as suas pautas para o que o seu consumidor realmente quer consumir.

Uma boa seleção de pautas aumenta o fluxo de visitas no seu ponto de presença online e, desta forma, amplia o potencial de prospecção de clientes da sua marca. Quanto mais adequadas às expectativas dos seus consumidores ideais, melhores serão estes leads – proporcionando o crescimento sustentável da sua empresa.

 

  1. Como definir local de veiculação e linguagem

Os índices de representatividade em cada rede social determinam onde a presença da sua marca é mais importante no momento. Você pode optar por investir em melhorar naquelas mídias em que as suas interações rendem menos, ou apostar na consolidação da sua influências nos lugares onde ela já é forte.

A linguagem adotada pela sua marca em cada uma das mídias sociais é decisiva para o engajamento e compreensão dos usuários. Os perfis de quem é ativo no Twitter e no Linkedin, por exemplo, abrangem comportamentos e vocabulários completamente diferentes, que devem ser absorvidos da forma mais natural possível pela sua marca.

Quando falamos em mídias sociais, falamos na imagem que o seu negócio passa para o público presente em cada uma delas. Adequar o modo com que a sua marca se comporta em cada ambiente demonstra a flexibilidade e expertise oferecidas por você – afinal, não é necessário ser formal o tempo inteiro para demonstrar capacidade na prestação dos serviços requeridos pelo seu público-alvo.

 

  1. Detalhe ao máximo a sua persona para aumentar a taxa de acertos

Por fim, é preciso estabelecer de fato quem é o seu personagem fictício – que, de hoje em diante, será a representação perfeita do seu público-alvo. Além dos dados coletados via DT+Seekr, você deve estabelecer quem é a sua persona de fato – com direito a nome, apelido, profissão, estado civil, preferências e tudo o mais. A proposta desta técnica é aproximar o universo do marketing das pessoas, trazendo um pouco de intimidade para este processo.

Desta forma, sua empresa estará melhor preparada para agir das mais diversas formas nas mídias sociais, aumentando seus índices de assertividade e fortalecendo, cada vez mais, o relacionamento marca-consumidor tão valorizado pela sua organização.

 

Leia também:

>>[E-book] – Personas: quem são e para que servem

 

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Entre em contato com a Hi Platform e descubra tudo o que a nossa plataforma pode fazer pela sua marca!

Publicado em 10 de maio de 2017

Deixe o seu comentário :)

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi