Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

5 formas de promover o engajamento de equipe em sua empresa

Existem vários fatores que influenciam no sucesso de uma empresa, mas o engajamento de equipe é, sem dúvidas, um dos principais.

5 formas de promover o engajamento de equipe em sua empresa

 

Manter o engajamento de equipe em sua empresa pode até parecer uma coisa “simples e fácil”, mas acredite, não é assim. O engajamento só surge a partir do momento que os colaboradores compreendem os valores organizacionais e se identificam com eles.

Mas, como desenvolver o engajamento de equipe? Neste post, vamos explicar esse conceito, apontar qual a sua importância para o sucesso de uma empresa e, por fim, daremos algumas dicas de como fazê-lo. Confira!

O que é o engajamento de equipe?

O engajamento nada mais é do que a identificação com os valores e objetivos da empresa por parte de seus colaboradores, lembrando-os da importância e do significado de seu trabalho no alcance do sucesso de uma empresa.

Desenvolver a motivação é importante, mas ela está ligada somente à energia necessária para a realização de tarefas. O engajamento está mais ligado ao comprometimento das equipes para bater metas, superar desafios e resolver problemas.

Mas, para isso, é preciso desenvolver uma série de ações para verificar qual o nível de comprometimento dos colaboradores a fim de identificar as falhas e, a partir daí, elaborar ações.

O clima organizacional, as lideranças e a valorização de pessoas são fundamentais para que ocorra um engajamento genuíno. É impossível cobrá-lo de um colaborador se os gestores não dão o exemplo.

Qual a importância de uma equipe engajada?

Um profissional engajado é aquele que se sente profissionalmente realizado no exercício de suas funções, logo, ele vai exercê-las de maneira exemplar, aumentando a produtividade, cometendo menos erros e reduzindo a taxa de retrabalhos.

Uma vez que todos exerçam suas funções com excelência, a necessidade de contratar mais mão de obra torna-se algo dispensável, reduzindo os custos operacionais de sua empresa e permitindo entregas de mais qualidade.

Outro benefício do engajamento é a confiança estabelecida na relação colaborador x empresa, possibilitando mais autonomia na tomada de decisões e, consequentemente, aumentando a sensação de liberdade no exercício de suas atividades.

Contudo, é preciso munir o funcionário de ferramentas e conhecimentos necessários de modo a possibilitar o seu desempenho.

Podemos citar como benefício, ainda, a redução da rotatividade de colaboradores (turnover) e um crescente aumento na retenção de talentos, o que faz com que a empresa não precise gastar com processos demissórios, novas admissões e treinamentos para novos profissionais.

Como promover o engajamento de equipe?

Agora que você já compreende um pouco mais sobre o engajamento de equipe e conhece a sua importância para o sucesso de uma empresa, veja algumas dicas para iniciá-lo:

1. Crie uma cultura organizacional engajadora

O primeiro passo é desenvolver uma cultura engajadora e que estimule a participação ativa de seus colaboradores. Sem dúvidas, essa é a parte mais difícil do processo, afinal, essa mudança será disruptiva e, certamente, você vai encontrar alguma resistência.

Contudo, esse será apenas o primeiro passo rumo a uma empresa de resultados e de sucesso. Outro fator fundamental nesse processo é o alto comprometimento das lideranças em relação à implantação dessa nova cultura.

Se os colaboradores não perceberem que seus líderes estão realmente engajados com essa nova proposta de cultura organizacional, será difícil alcançar os resultados almejados. É importante deixar claro que todos possuem um papel fundamental para o sucesso da empresa.

2. Desenvolva lideranças inspiradoras

Um bom líder deve ser capaz de motivar e engajar sua equipe com as causas e objetivos da empresa, afinal, ele é a representação dos valores e crenças da empresa. Um mau líder poderá comprometer todo o processo.

Para isso, invista em treinamentos e aposte na participação das lideranças no processo de criação da nova cultura organizacional engajadora, pois elas são as melhores pessoas para indicar qual o caminho a ser seguido e serão responsáveis pelos feedbacks a cada colaborador.

3. Invista na capacitação dos colaboradores

Não é difícil encontrar uma pessoa executando uma função para a qual não está devidamente capacitada. Para evitar esse tipo de situação e motivar os colaboradores, o investimento em cursos e treinamentos é fundamental.

Muitas empresas acreditam que apenas a curva de aprendizado interna é o suficiente, contudo, um profissional devidamente capacitado e atualizado (sim, também é importante atualizar a equipe), pode trazer novas soluções que otimizem os processos internos.

Além da capacitação técnica, esse investimento permite ao colaborador compreender a real importância de suas funções dentro de uma empresa e estimular a sua satisfação profissional.

4. Valorize o capital humano

Atualmente, as pessoas se engajam muito mais com causas que possuem um significado e que as façam sentir que estão colaborando para o desenvolvimento da sociedade, muitas vezes, atribuindo a elas mais importância do que ao salário.

Ao valorizar o capital humano de sua empresa, você atribuirá um significado às suas funções, demonstrando o quão importante ele é, fazendo-o “vestir a camisa” e desempenhar suas funções com excelência.

Contudo, é preciso ir além dos benefícios tradicionais e verificar quais são aqueles que seus colaboradores realmente desejam. O vale-cultura, por exemplo, é uma ótima forma de bonificá-los e, ainda, investir em seu desenvolvimento cultural.

5. Crie um plano de carreira

Ao desenvolver um plano de carreira, você possibilita ao colaborador visualizar as diversas possibilidades de crescimento profissional na empresa e indica quais são os caminhos necessários para que ele evolua.

Esse plano permite ao colaborador compreender que ele poderá crescer profissionalmente, mas que, para isso, precisará passar por algumas etapas e se preparar por meio de cursos e palestras que podem, ou não, ser ministrados pela empresa.

Mas além de estabelecer um plano de carreira, é preciso que a empresa tenha a certeza de que poderá cumpri-lo. Não há nada mais desengajador e desmotivativo de que se preparar para algo e, simplesmente, a companhia não ter condições de cumpri-lo.

Esse são apenas alguns passos para promover o engajamento de equipe em sua empresa e é preciso compreender que isso não é algo que ocorrerá do dia para a noite. É preciso investir tempo e energia para que esse processo ocorra de maneira contínua.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, aproveite a visita ao nosso blog e leia esse artigo sobre como delegar tarefas de forma justa e equilibrada.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi