Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

4 passos para otimizar a produtividade no trabalho

Entenda por que o aproveitamento do tempo e atenção no trabalho estão diretamente ligados à produtividade

4 passos para otimizar a produtividade no trabalho

 

A criação e o desenvolvimento de recursos tecnológicos vêm ajudando o ser humano a intensificar e diversificar sua capacidade profissional. Por outro lado, outros fatores acabam prejudicando a produtividade no trabalho, que é o tema a ser abordado neste artigo.

No decorrer da leitura, você aprenderá quatro maneiras de aproveitar melhor o tempo e outros recursos para aumentar a produtividade no trabalho, entregando resultados mais satisfatórios e conquistando crescimento profissional. Vamos lá?

1. Crie um cronograma de tarefas

Desenvolver uma estratégia é um dos passos principais para fazer algo bem-feito — e não apenas no ambiente de trabalho. Mas criar um cronograma do que há a se fazer é fundamental para aumentar a produtividade no trabalho e aproveitar ao máximo o tempo disponível. Isso pode ser feito de modo diário, semanal, mensal ou de acordo com o período que se encaixar melhor no volume e na rotina de trabalho.

Há pessoas que fazem notas no celular ou no computador, outras preferem anotar à mão, em um papel. Seja como for, o ideal é listar e gerenciar todas as tarefas a serem realizadas e elencá-las de acordo com a prioridade de cada uma. Assim, dedica-se mais tempo e atenção ao que é urgente ou mais difícil de resolver, sem perder prazos.

2. Defina metas

Ao contrário do que se pensa, não apenas os profissionais que trabalham diretamente com vendas têm metas a bater. Elas também podem ser estabelecidas para melhorar a qualidade de diversos outros processos, em diversas áreas e atuação.

Mesmo se a sua atuação profissional não depender de metas estabelecidas por um superior, defina-as por conta própria. Além de ajudar a melhorar a qualidade do seu trabalho, isso ajudará também na gestão do seu tempo. Afinal, com resultados a entregar, é bem provável que, em grande parte do período de trabalho, você esteja focado em alcançar esses objetivos.

3. Descanse

Pode parecer estranho, mas é necessário. Com tarefas e metas traçadas, é certo que a sua produtividade no trabalho aumente de forma substancial. Mas como volume de trabalho e produtividade são coisas distintas, é preciso estabelecer também horários de descanso, e locais apropriados para isso também são fundamentais.

Quinze minutos de pausa a cada hora trabalhada podem aumentar a produtividade no trabalho de qualquer profissional. Principalmente para aqueles que precisam de muita concentração à frente do computador, por exemplo. Dessa forma, você evita interromper períodos de concentração ou produção, mas consegue mantê-los por mais “ciclos” após descansar devidamente.

4. Tenha espaços adequados

Apenas reclinar-se na cadeira de trabalho não é suficiente para descansar: o ideal, segundo especialistas, é se levantar, caminhar um pouco e tentar desligar a mente por alguns momentos. Por isso, é indicado ter, no local de trabalho, um espaço para descanso e descontração.

Ambientes adequados devem ser implantados também para o próprio local de trabalho, já que todo profissional precisa ter equipamentos que vão além do que é necessário se quiser realizar um serviço além do convencional.

Otimizar a produtividade no trabalho é o desejo de muitos profissionais, mas é preciso ter muita disciplina para alcançar esse objetivo. Seguindo essas dicas, no entanto, será mais fácil tirar um melhor proveito do tempo e de outros recursos disponíveis.

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, que tal conhecer os melhores aplicativos para organizar a rotina? Leia agora!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi