Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

4 novos canais de atendimento que sua empresa deveria aderir

Conheça quais são os novos canais de atendimento que o seu negócio deve usar e modernize o suporte oferecido ao seu público!

4 novos canais de atendimento que sua empresa deveria aderir

 

Diante da contínua evolução da tecnologia e das visíveis alterações no comportamento e nas formas de interação — redes sociais, chats online e WhatsApp são bons exemplos —, passamos a observar a grande expansão do suporte ao consumidor prestado pelas empresas, independentemente de segmento e porte, com a disponibilização de novos canais de atendimento.

Essa mudança de cenário também contribuiu para uma modificação no comportamento da audiência, que passou a demonstrar maior exigência no que diz respeito ao modelo de relacionamento adotado pelas organizações. Atualmente, implementar melhorias e otimizações no serviço de assistência ao cliente é uma medida indispensável para manter a relevância no mercado e garantir a manutenção dos processos da empresa.

Considerando, então, a ampliação dos meios de interação entre empresa e público-alvo, faz-se necessário multiplicar os esforços empregados para oferecer um bom atendimento.

Porém, como um suporte ágil e modernizado pode representar um diferencial competitivo para a companhia e quais soluções são vistas como ferramentas estratégicas para alcançá-lo? Neste artigo, vamos esclarecer as suas dúvidas sobre o tema e você vai descobrir novos recursos para potencializar os resultados do seu e-commerce. Acompanhe os próximos parágrafos e fique por dentro!

Como um atendimento moderno e ágil pode representar um importante diferencial competitivo para as empresas?

Entendemos, até aqui, que a elevação do número de plataformas de interação impactou diretamente as expectativas do atual consumidor, o que reflete, também, na estratégia de suporte e atendimento de diversos negócios.

Para compreender essa relação, basta considerar que cada cliente, de acordo com as próprias preferências, espera ser ouvido por diversas ferramentas. Ele utilizará aquelas que forem mais convenientes no momento do contato e espera alcançar a solução de que necessita para solucionar o problema enfrentado de forma rápida e eficaz.

Com isso em mente, não é difícil entender por que o serviço de assistência ágil e de qualidade — incluindo, até mesmo, o suporte prestado no pós-venda — tem tamanha importância na atração e fidelização de clientes.

Em um mercado altamente competitivo como o atual, em que diversas organizações disputam uma posição de destaque no mesmo nicho, “brigando” pela atenção da audiência e oferecendo preços altamente sedutores, o atendimento de excelência atua como aquele atrativo a mais que garante a maior satisfação do público.

Quais são os novos canais de atendimento ao cliente que podem auxiliar nesse processo de modernização e ganho de qualidade?

Agora é hora de entender quais canais de atendimento podem ajudar na potencialização dos seus resultados. Confira abaixo:

1. Bot

O primeiro item da nossa lista representa um ótimo recurso para aprimorar o atendimento e garantir melhores resultados corporativos, tirando proveito do progresso tecnológico. A implementação de chatbots no serviço de suporte oferecido pela empresa possibilita que o setor responsável seja capaz de tornar as interações com o público consideravelmente mais ágeis.

Confira, a seguir, os benefícios desse atendimento automatizado:

  • diálogo humanizado: por meio de funcionalidades avançadas, é possível estabelecer uma linguagem natural e oferecer um chatbot que interaja e converse como um ser humano;
  • disponibilidade: em geral, os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Assim, você nunca deixa de se comunicar com o seu público — e, consequentemente, fechar negócios;
  • boa interatividade: um bom chatbot dispõe de recursos de interatividade para garantir respostas mais completas à sua audiência, possibilitando, inclusive, o envio de mídias em formatos diversos, o que faz com que seu cliente fique mais satisfeito com o suporte prestado.

2. Chat

É uma ferramenta capaz de otimizar o atendimento oferecido ao público consumidor e elevar as possibilidades de concretização de vendas. O chat, quando implementado à página inicial do seu site, funciona como um convite para que o cliente interaja com um representante do setor comercial da empresa.

Confira, a seguir, os benefícios desse recurso:

  • aumento de vendas: o chat viabiliza o acompanhamento do consumidor no momento de fechamento de um negócio, o que evita, até mesmo, o abandono do carrinho de compras, sem a finalização do pedido;
  • disponibilidade: assim como o chatbot, o chat online também está disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e pode ser oferecido em canais de relacionamento diversos, como sites mobile e aplicativos, em razão da sua responsividade;
  • elevação da produtividade: como o recurso possibilita que o atendente estabeleça diálogos, de forma prática, com até 4 pessoas simultaneamente, proporciona o alcance de máxima eficácia e eficiência no relacionamento com o público-alvo.

3. Ticket de atendimento

Possibilita a solução imediata das mais diversas pendências do suporte. O ticket de atendimento é um canal de alta produtividade, já que, quando não há resolução de um chamado por um operador, a pendência é enviada, de forma imediata, para outros departamentos da organização, a fim de garantir a satisfação do consumidor. Ele tem alta gestão de prazos, que podem ser ordenados de acordo com a prioridade; e alta integração, já que viabiliza a atuação de grupos de trabalho agregados.

4. Sistema de Perguntas Frequentes (FAQ)

As páginas de perguntas frequentes — ou FAQs — representam outro canal de atendimento que tem, cada vez mais, uma maior importância para as organizações. Funcionando bem como um recurso para o suporte àquela parcela de clientes que prefere solucionar os problemas sem a ajuda de um atendente, essa funcionalidade é, atualmente, mais completa e intuitiva.

Confira, a seguir, os benefícios desse canal de atendimento:

  • autoatendimento facilitado: a página de FAQ ajuda o seu cliente a solucionar os problemas mais frequentes e a sanar as dúvidas mais comuns, de forma rápida, por meio de uma busca inteligente;
  • visual configurável: a FAQ é construída de acordo com a sua imagem corporativa, é responsiva e pode ser acessada por meio de diversos dispositivos;
  • redução de gastos: com o investimento no autoatendimento, você pode diminuir o custo demandado com a contratação de atendentes para o setor de suporte ao consumidor.

Neste artigo, entendemos como os avanços tecnológicos abriram um leque de possibilidades para as empresas que buscam otimizar o suporte oferecido ao público. Por meio dos novos canais de atendimento você pode elevar os níveis de satisfação do consumidor — medida ideal para reter e fidelizar a sua audiência.

E você, já utiliza algum dos canais mencionados neste post? Gostaria de aprofundar seus conhecimentos em relação ao tema? Então, confira nossa publicação sobre os chatbots e verifique se esse canal pode ser estratégico para a sua marca!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi