Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

4 ferramentas para auxiliar as tomadas de decisão nas organizações

Conheça alguns dos principais recursos que podem ser aplicados em sua empresa para ajudar a tomar as melhores decisões

4 ferramentas para auxiliar as tomadas de decisão nas organizações

 

Algumas das situações mais importantes e complexas no dia a dia das empresas são as tomadas de decisão. Não há como definir uma estratégia, escolher uma direção a seguir, se posicionar perante uma situação específica ou traçar metas para o sucesso da organização sem que antes uma decisão seja tomada. E para que isto seja possível existe uma série de análises, avaliações e argumentações para que a melhor escolha seja feita.

A principal dificuldade de boa parte das empresas está justamente em encontrar as melhores ferramentas para auxiliar este processo. São muitos os fatores envolvidos na avaliação de qualquer situação dentro de uma organização. Para compilar todas as informações coletadas e extrair detalhes fundamentais para se chegar a uma conclusão, é preciso partir para o uso de soluções voltadas para esta finalidade. Vamos mostrar neste post quatro ferramentas que serão essenciais para o sucesso das tomadas de decisão dentro de sua empresa.

Importância das tomadas de decisão

Quanto mais assertivas são as decisões tomadas, melhores serão os resultados obtidos pelas empresas. Por isso é fundamental minimizar os riscos evitando escolhas equivocadas. Muitas empresas acabam fechando as portas após cometerem sucessivos erros em decisões estratégicas. Na maioria das vezes isto ocorre por três motivos:

  • falta de acompanhamento e de análise do mercado e de outros fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa;
  • coleta insuficiente de dados e informações que acabam não trazendo todas as respostas necessárias;
  • coleta de muitos dados e informações e a falta de uma ferramenta que possa auxiliar na correta interpretação e avaliação analítica.

Evite cometer um destes erros em sua empresa. Quanto maior o seu embasamento, mais chances você tem de realizar a melhor leitura possível antes das tomadas de decisão. Não existe outra forma de fazer a empresa crescer e evoluir se não for através de escolhas estratégicas. E nada é mais eficaz para ampliar os acertos de cada escolha feita do que a integração entre processos, tecnologias e a capacidade e know-how dos tomadores de decisão envolvidos.

Conheça as quatro ferramentas que poderão te auxiliar a tomar as melhores decisões em sua empresa:

1. Análise SWOT

A Análise SWOT, também chamada muitas vezes de Matriz SWOT, é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas pelas organizações. Ela é aplicada para avaliação dos ambientes interno e externo por meio das análises de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

A Análise SWOT é essencial dentro de um planejamento estratégico. E torna-se ainda mais fundamental no momento da tomada de uma decisão. Ao conhecer sua empresa em detalhes, o que ela tem de positivo e de potencial, e saber também quais são seus defeitos e pontos a serem melhorados, você terá mais assertividade nas suas decisões.

E os pontos positivos aumentam com a integração desta análise interna com o conhecimento do mercado e dos concorrentes, ciente das oportunidades que a organização possui e das possíveis ameaças que serão encontradas. A união destas informações geradas pela análise SWOT terão papel primordial nas suas escolhas.

2. Controle de Qualidade

Conhecer os processos internos e saber como está a qualidade da prestação de serviços e dos produtos é fundamental para a evolução de qualquer empresa. Se você não controla a qualidade e não sabe como está o grau de satisfação de seus clientes e também de seus colaboradores, será muito difícil entregar soluções realmente diferenciadas.

Estabelecer uma política interna, além de padrões e procedimentos de desenvolvimento, atendimento e execução das atividades ajudam a nortear a organização. O controle de qualidade tem por objetivo abranger tudo isto, garantindo assim informações e argumentos suficientes para que uma decisão seja tomada com correção e precisão.

3. Softwares de Gestão

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, e nas rotinas de uma organização isso não é diferente. Muitos trabalhos complexos são facilitados pela aplicação de softwares e recursos que agilizam os processos.

As tomadas de decisão também podem ser diretamente auxiliadas por ferramentas de gestão. Estes softwares ajudam na coleta e compilação de informações, monitoramento do mercado, interação nas redes sociais e relacionamento com clientes.

Os softwares de gestão são responsáveis por conectar os mais diferentes dados coletados e permitir que as tomadas de decisão sejam estratégicas, baseadas em análises mais completas e concretas.

4. Análise de Problemas

É certo que problemas vão surgir na rotina de qualquer organização. Por mais bem estruturado e preparado que você esteja, ninguém está isento de enfrentar problemas e agir na busca pela melhor resolução.

Para tomar a melhor decisão no momento que um destes imprevistos surgir é preciso que você tenha em sua organização ferramentas para auxiliar o que fazer. Um exemplo pode ser a Árvore de Análise de Problemas, na qual o problema apontado passa por uma identificação das causas e efeitos. Saber o que pode ter causado tal situação e quais são os efeitos possíveis irão te orientar na decisão.

Outra ferramenta que você pode aplicar em sua empresa é a Matriz GUT. Neste caso os problemas são ordenados a partir de fatores como a Gravidade, a Urgência e a Tendência. Ao surgir uma situação específica, com a aplicação desta Matriz você saberá ponderar a extensão e impacto do problema, em quanto tempo ele precisa ser resolvido e os possíveis cenários de agravamento.

Acerte nas decisões

Como podemos perceber, as tomadas de decisão envolvem importantes e variados aspectos e podem determinar os rumos da organização. Fazer uma escolha sem embasamento pode levar a empresa a um caminho sem volta.

Decidir algo estratégico e impactante sem coletar as informações necessárias, ou ter as informações, porém sem as devidas análises e ferramentas para auxiliar no processo, pode acarretar em perdas financeiras, perdas de mão-de-obra, dentre outras questões críticas.

Assine nossa Newsletter e mantenha-se informado sobre as melhores práticas de relacionamento com o cliente.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi