Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

3 mudanças no mercado que impactaram o monitoramento

3 mudanças no mercado que impactaram o monitoramento

“Na vida, a única constante é a mudança”. A conhecida citação pode ser aplicada, também, ao mercado. Com o avanço tecnológico, aconteceram muitas mudanças nas estratégias e modelos de negócio e o comportamento do consumidor também se alterou. Muitas dessas mudanças tiveram – e têm – grande impacto sobre o monitoramento, dando destaque à sua importância estratégica e evidenciando a demanda por soluções que facilitam e agilizam as tarefas.

Podemos citar, pelo menos, três mudanças significativas que acarretaram modificações também na questão do monitoramento, levando à reflexão e, eventualmente, à adoção de novos conceitos e práticas.

 

1- Grande volume de dados

Nunca circulou tanta informação pelo mundo como acontece hoje. A cada minuto, são bilhões de pessoas acessando a internet, produzindo e consumindo um volume gigantesco de dados. Esta facilidade de acesso a qualquer tipo de informação confere um grande poder ao consumidor, que pode pesquisar sobre o que quiser, quando quiser, e também aos empreendedores, que acessam os rastros deixados pelos usuários por toda a rede.

A evolução tecnológica gera esse cenário, e o grande volume de dados exige, para organizações de qualquer porte, o investimento em tecnologias que ajudam a navegar neste oceano de informações e filtrar o que interessa e o que pode ajudar a aperfeiçoar o relacionamento com o cliente. O monitoramento permite verificar, por exemplo, o que se fala sobre a marca, se há risco de crise, novas oportunidades de negócio e muitos outros benefícios.

Soluções como as da Hi Platform reúnem os indicadores necessários de acordo com os objetivos e estratégias do seu negócio, expõem os dados realmente úteis em mais de quatro mil relatórios e facilitam a tomada de decisão.

 

2- Mais canais de atendimento

Até um tempo atrás, se você precisasse, por exemplo, resolver algum problema em relação à geladeira comprada em uma loja, tinha à disposição uma caixa postal de correio e um telefone, além do recurso de ir pessoalmente à loja. Hoje, você faz qualquer tipo de transação sem sequer sair de casa, apenas usando seu smartphone. A realidade é multicanal.

Natural que os negócios também estejam cada vez mais aderindo à multicanalidade. O consumidor, hoje, quer ser muito bem atendido via chat, mídias sociais, telefone, e-mail, por um robô, onde ele estiver, na hora que quiser, no canal que preferir. E espera receber um atendimento de qualidade. E esse mesmo consumidor fala a seu respeito nas mídias, comentando as experiências boas ou negativas.

Para aperfeiçoar cada vez mais o atendimento, estreitando os laços e fidelizando o cliente, você precisa saber quem, o que, quando, onde e como falam de você. E o monitoramento, hoje, precisa dar conta de todas as menções e interações a fim de analisá-las e transformar esses dados em insumos para melhorar seus processos.

 

3- Privacidade

A internet, particularmente a mídia social, escancarou a vida das pessoas. Na web, é possível encontrar informações sobre qualquer usuário, desde dados pessoais, como endereço, telefone ou documentação, até gostos, preferências, opiniões, sem falar em imagens.

Mas, por mais que o acesso aos dados tenha aumentado, em maior ou menor grau, os sites costumam dispor de segurança, protegendo, de alguma maneira, os dados que estão em seu poder. Do ponto de vista do monitoramento, determinadas limitações podem exigir um pouco mais de análise para se chegar a resultados efetivos. Novamente, a tecnologia é o aliado natural.

Numa sociedade hiperconectada como a nossa, torna-se cada vez mais fundamental para as organizações interessadas em manter uma presença digital relevante e destacada investir em um processo de monitoramento que seja muito eficiente. Por isso, é preciso investir em uma solução capaz de ajudar a empresa a filtrar e analisar os dados que interessam; auxiliar a organização, independentemente do seu tamanho, a ter um atendimento de qualidade; e apoiar o bom relacionamento com os clientes em qualquer canal onde eles estejam.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi