Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

10 melhores práticas para Marketing no Facebook

Conheça algumas das principais práticas para aperfeiçoar a sua estratégia de Marketing no Facebook

10 melhores práticas para Marketing no Facebook

 

O Marketing digital vem evoluindo de uma forma cada vez mais rápida. Nesse cenário, as empresas perceberam a importância de profissionalizar essa área no dia a dia dos seus negócios. Entre as inúmeras possibilidades de promover a marca, as redes sociais aparecem como essenciais para qualquer estratégia.

O Facebook, é claro, está entre os principais canais de interação com o cliente. A rede de Mark Zuckerberg tem mais de dois bilhões de usuários ativos, e isso significa que as empresas contam com uma ótima possibilidade de interagir e engajar seus usuários, de forma a ganhar mais visibilidade a autoridade.

Para ter ótimos resultados nas redes sociais, o Facebook é um canal praticamente indispensável. Mas não basta somente criar um perfil e sair fazendo post. É preciso desenvolver um trabalho profissional. Neste texto vamos citar dez boas práticas para uma estratégia eficiente de Marketing no Facebook. Confira!

1. Crie uma página comercial

Um erro muito comum das empresas é trabalhar o Marketing no Facebook nas suas páginas pessoais. Caso você esteja fazendo isso, chegou a hora de mudar de estratégia.

A fanpage, como é chamado o perfil comercial no Facebook, é exclusivamente focada na promoção de uma organização. Ela conta com funcionalidades muito específicas, voltadas para estabelecer uma efetiva comunicação com o seu público.

2. Tenha informações completas no perfil da empresa

Depois que você cria o perfil comercial é essencial completar as informações relacionadas à sua empresa, principalmente na parte “Sobre”.

Nessa seção, você poderá apresentar informações de grande relevância para a sua audiência. Entre elas, podemos destacar:

  • informações básicas, como e-mail, telefone, site etc.;
  • apresentação de produtos e serviços;
  • informações sobre o horário e dias de funcionamento da empresa;
  • no caso de restaurantes e lanchonetes, apresentação de cardápios;
  • oportunidade para mostrar prêmios da empresa etc.

Além disso, é possível fazer uma descrição resumida e direta em relação à sua empresa. Isso vai ajudar que o consumidor digital entenda aquilo que a marca entrega e assim fica mais fácil se conectar às pessoas que você pretende transformar em clientes.

3. Tenha fotos de qualidade

Um dos elementos que vão chamar muita atenção em seu Facebook são as fotos do perfil e de capa. Elas causarão um impacto forte junto aos seguidores da sua página. Por isso, é primordial que essas imagens sejam atrativas e tenham muita qualidade.

Podemos dar algumas dicas para ajudá-lo nessa questão:

  • utilize a sua logomarca como foto do perfil;
  • preste atenção nas cores, ou seja, elas precisam estar relacionadas com a sua marca;
  • na imagem de capa, você pode transmitir alguma informação que chame atenção, como o lançamento de um produto, um evento, entre outras questões;
  • as imagens de capa e de perfil devem estar relacionadas;
  • mude a foto de capa de maneira periódica, pois isso dará um ar de renovação para a sua página no Facebook.

4. Personalize a sua URL

Quando você tem uma URL amigável e personalizada para a sua empresa, fica muito mais fácil de você divulgá-la. Para fazer isso, é muito simples: vá na sessão “Sobre” e edite o nome de usuário da sua página.

Caso o nome escolhido esteja disponível, você poderá utilizá-lo para divulgar sua marca de forma mais ágil e profissional.

5. Tenha atenção aos vídeos

O vídeo tem um poder muito grande de alcance junto aos usuários. Sendo assim, eles são essenciais para você aumentar o engajamento e melhorar o seu alcance orgânico. Sabendo disso, o Facebook vem dando atenção especial a esse tipo de mídia e, por isso, você consegue criar vídeos nativos de dentro da própria plataforma.

Uma ótima dica é promover lives periódicas. As pessoas adoram saber sobre os bastidores da organização e isso é essencial para se aproximar mais do seu futuro consumidor.

6. Faça perguntas e enquetes

Uma outra ótima forma de fazer um bom Marketing no Facebook e, ao mesmo tempo, gerar engajamento é por meio de perguntas e enquetes. Com elas, você estimula os seguidores e fãs a interagirem diretamente com você.

Desse modo, faça perguntas e enquetes estimulantes e criativas, sempre de acordo com as motivações, as necessidades e os problemas que são vividos pelo seu público. Lembre-se de que a sua empresa existe para ajudar as pessoas a resolverem alguns dos seus problemas.

7. Use emojis e gifs

Os emojis e os gifs fazem muito sucesso na rede social. As marcas já perceberam esse recurso e utilizam eles de forma frequente. Eles são ótimos para deixar a marca mais humana e com mais personalidade. Só tome cuidado com os excessos, pois podem afastar os seguidores.

8. Responda os comentários

Como o próprio nome sugere, rede social é feita para socializar. No entanto, muitas empresas acabam não fazendo isso e não respondem aos comentários dos seus seguidores. Mesmo que seja uma avaliação negativa, todos os comentários devem ser respondidos.

Isso demonstra que a empresa realmente se preocupa com as opiniões das pessoas. Além disso, é ótimo para gerar bons resultados. Afinal, os usuários vão se sentir sempre à vontade para poder interagir com a marca.

9. Use hashtags

As hashtags são ótimas e servem como uma espécie de filtro nas redes sociais. Elas comentam discussões e determinam alguns dos temas mais quentes do momento. Portanto, são elementos que não podem ficar de fora da sua estratégia. Além disso, lembre-se de que as pessoas podem descobrir seu conteúdo por meio dessas hashtags.

10. Utilize ferramentas específicas

O mercado conta com inúmeras ferramentas que podem ajudar a bombar sua estratégia de Marketing no Facebook. Vale destacar, inclusive, que na Hi Platform há diversas soluções de atendimento digital e suporte aos clientes.

Com o Easy To Talk, por exemplo, a empresa tem acesso a várias funcionalidades, como chat, serviço de atendimento ao consumidor (SAC), análise das páginas no Facebook, entre outras possibilidades de comunicação.

Esse tipo de interação mais ágil e automatizada é uma das tendências para o Marketing em 2018 e será cada vez mais essencial para uma estratégia eficiente nas redes sociais.

Agora que você já tem ótimas ideias para aprimorar sua estratégia de Marketing no Facebook, é a hora de partir para a prática. Um trabalho profissional na rede social mais famosa do mundo é fundamental para você conquistar resultados mais rápidos e melhores.

Como você tem aplicado sua estratégia no Facebook? Está satisfeito com os resultados ou ainda acha que tem muito a melhorar? Deixe um comentário logo abaixo. A sua opinião é muito importante para a gente.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi